CAMPEÃO NACIONAL de Gloster Fancy

Espaço dedicado ao Canário Gloster Fancy, desde as nossas Criações, ás Exposições e ao dia-a-dia desta Raça.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

Seguidores

20110721

Pepino

Fotografia: autor desconhecido

O pepino é o fruto do pepineiro e são cientificamente conhecidos como Cucumis Sativus. São lianas (trepadeiras) anuais de folhas lobadas e flor amarela. As verduras são longas, com casca verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes as do melão, que é outro membro da família Cucurbitaceae.

Aproximadamente 95 % do pepino é composto por água, sendo entretanto rico em fibras, daí a sua importância para o sistema digestivo. Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C e folato. O elevado teor de água deste legume atribui-lhe um sabor húmido e frio.

O pepino é originário das regiões montanhosas da Índia e apropriado para o plantio em regiões tropicais e temperadas. Tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa.

A espécie apresenta grande variação, entre os inúmeros cultivares, quanto a tamanho, forma, cor dos frutos, sabor e características vegetativas. Os pepinos apresentam uma forma cilíndrica, e um comprimento que varia entre os 15 e os 23 cm, apesar de poderem ser muito mais pequenos ou maiores. A sua pele, que varia de verde para branco, tanto pode ser lisa como enrugada, dependendo da variedade. No interior do pepino existe uma carne esbranquiçada, verde pálido, que tanto é densa como aquosa e crocante, e uma grande quantidade de sementes comestíveis.

Fotografia: autor desconhecido

Depois de colhido e em condição ambiente, o processo de deteriorização do pepino é rápido. Deve ser conservado em geladeira, dentro de sacos de plástico perfurado. A sua duração e de até uma semana sem grandes alterações na cor, sabor e aparência.

Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor, entre outros benefícios.

Imagem: alimentaçãosaudavel.org

Fotografia: autor desconhecido


Bibliografia consultada:
alimentacaosaudavel.org; wikipedia.org;

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...